SINDHOSPI recorre da decisão do STF que retoma restrições dos atendimentos de saúde
Restrições representam obstáculo para retorno das atividades.

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) apresentou recurso de Agravo Regimental ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, para que seja a reconsiderada a decisão – ou que a mesma seja submetida à apreciação pelo plenário – que retoma as restrições impostas pela Prefeitura de Teresina para o funcionamento dos serviços de saúde na capital.

Estas restrições haviam sido suspensas pelo Desembargador Erivan Lopes, atendendo em parte medida de liminar em agravo de instrumento do SINDHOSPI. O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) havia decidido pela retirada de regras como 50% de ocupação da capacidade física do estabelecimento e o funcionamento apenas de segunda a quinta-feira, de 14h às 18h, por apenas dois dias por especialidade.

Para o presidente do SINDHOSPI, Jefferson Campelo, as regras determinadas pela Prefeitura de Teresina para o retorno dos atendimentos de saúde representam mais um obstáculo do que um facilitador a este retorno. "A Prefeitura de Teresina recorreu ao STF e o ministro em exercício Luiz Fux sequer analisou o nosso pedido e concedeu a liminar para ao Município. Esta medida evidentemente cria muitos problemas para pacientes crônicos que precisam da atividade médica. O setor de saúde já elaborou seus protocolos e está preparado para o retorno das atividades", explica.